Brisa marítima e áreas de instabilidade provocam chuva em Fortaleza nesta terça-feira

Brisa marítima e áreas de instabilidade provocam chuva em Fortaleza nesta terça-feira

Janeiro 5, 2021 0 Por Simone Gomes

Fortaleza amanheceu mais uma vez com chuva. Nesta terça-feira (5), no segundo dia útil do ano, a precipitação foi mais intensa do que registrado na segunda-feira (4). Choveu  10,4 milímetros desde a meia-noite até as 8h de hoje. As chuvas são causadas por áreas de instabilidadesistema de brisa marítima, da borda de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis que se formou, além de outros fatores físicos locais como temperatura e relevo.  

O início do segundo mês da Pré-Estação segue com tendência de chuvas em todas as regiões do Ceará, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).  Os dados são preliminares e deverão ser atualizados até o fim da tarde.  

O levantamento indica que o litoral da Grande Fortaleza recebeu chuvas em três municípios. São eles: São Gonçalo do Amarante (14 milímetros); Aquiraz (5 milímetros) e Trairi (5 milímetros). Houve precipitações também na Região do Cariri e Centro-Sul. Várzea Alegre computou 12 milímetros e Cariús 11 milímetros.

 A Funceme prevê cenário semelhante ao observado na segunda, ou seja, predomínio de tempo nublado com possibilidade de chuva em todas as regiões.  

Umidade do ar

Com relação da umidade relativa do ar, a tendência para os próximos dias são de umidade em torno de 30% a 60%, principalmente no centro-sul e no período da tarde.  

(Diário do Nordeste)