Pantanal já perdeu 19% da área por queimadas: entenda os efeitos do colapso ambiental, da saúde à economia

Pantanal já perdeu 19% da área por queimadas: entenda os efeitos do colapso ambiental, da saúde à economia

Setembro 18, 2020 0 Por Simone Gomes

Área queimada equivale a cerca de 90 cidades de Fortaleza. Profissionais explicam como o colapso do bioma é danoso para o País, desde os aspectos ambientais até os econômicos

Para todo lugar que você olha, há impressão de vida no Pantanal. Do verde das árvores, ao alaranjado do pôr do sol. Mesmo se você fechar os olhos, os sons e cheiros da dinamicidade do bioma reforçam que há seres, grandes e pequenos, preenchendo cada milímetro do território de aproximadamente 150.355 km² brasileiros. Ou pelo menos havia.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Pantanal já perdeu 19% de sua área para as queimadas em 2020. Para se ter ideia da dimensão, seriam necessárias cerca de 90 cidades de Fortaleza (312,407 km²) para preencher o território devastado pelo fogo. O colapso do bioma, como define o ambientalista Jeovah Meireles, é alarmante em diversos níveis, a começar pelo ambiental.

Professor do departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e pesquisador, Jeovah explica que as queimadas estão vulnerabilizando a fauna do bioma – não faltam imagens de onças, antas, cobras e muitos outros animais fugindo do fogo ou morrendo pelos incêndios. “Quando se vê uma onça [morta], além de ser um animal raríssimo tendo esse fim conduzido, você também vê o colapso de toda a cadeia alimentar”, reforça.

Fonte: O Povo.