Santuário de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão chega ao seu 26º aniversário

Santuário de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão chega ao seu 26º aniversário

Fevereiro 11, 2021 0 Por Simone Gomes

Em tempos normais, sem pandemia, hoje seria feriado em Quixadá com muitas comemorações religiosas. O dia é dedicado a Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão. A data marca também mais um ano, o 26º, de aniversário do Santuário dedicado à santa, erguido na Serra do Urucum, a pouco mais de 10 km do Centro da cidade.

O Santuário de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão fica situado a uma altitude de 550 metros acima do nível do mar. No interior da sua igreja existem painéis com imagens da Virgem Maria, nome no qual a santa é venerada em 27 países latino-americanos, ao lado de bandeiras dessas nações, e dois espaços com esculturas de Jesus Cristo na sua adolescência e a outra, crucificado. A imagem de Nossa Senhora, no altar, completa as esculturas.

O complexo religioso também dispõe de restaurante, hotel, livraria, auditório, um pátio externo com uma imagem da santa ainda maior e ao seu lado uma gruta religiosa. Próximo ao Santuário existem trilhas para trekking e uma rampa de voo livre, para decolagens de parapente e de asa delta. Na subida é possível acompanhar as estações da Via Crucis, com estátuas de 1,80 m de altura, retratando a Paixão e Ressurreição de Cristo.

De acordo com a irmandade da Comunidade Mariana Oásis da Paz, responsável pela administração do Santuário, as obras do Santuário foram iniciadas em 1988, com a construção da estrada de acesso ao platô onde foi construída a igreja. Cinco anos mais tarde foi lançada a pedra fundamental. Passaram-se mais dois anos quando, aos 11 de fevereiro de 1995, foi inaugurado. (Com informações do Diário do Nordeste)