Secretário nega aumento da média móvel de mortes por Covid no Ceará; Estado registra queda de 35%

Secretário nega aumento da média móvel de mortes por Covid no Ceará; Estado registra queda de 35%

Setembro 10, 2020 0 Por Simone Gomes

Entre 27 de agosto e 2 de setembro, média era de 14 óbitos por dia, número que caiu para nove no período entre 3 e 9 deste mês, segundo dados da Secretaria da Saúde.

O número de mortes diárias por Covid-19 no Ceará manteve queda, na última semana, de acordo com dados do Integra SUS, da Secretaria da Saúde (Sesa). A média móvel entre 27 de agosto e 2 de setembro foi de 14 óbitos por dia, número que caiu para nove, na semana entre 3 e 9 de setembro – uma queda de 35%. O indicador considera o número diário de óbitos registrados nos sete dias anteriores.

Parte desses dados foram apresentados pelo secretário da Saúde, Dr. Cabeto, e a secretária-executiva de Vigilância e Regulação do Ceará, Magda Almeida, em coletiva na manhã dessa quinta-feira (10). Na quarta-feira (9), um balanço divulgado pelo Consórcio dos Veículos de Imprensa do Brasil, que se baseia em dados das Pastas estaduais, mostrou o Ceará como o único estado a apresentar alta (19%) de mortes pela doença, o que foi negado durante a coletiva. “Em nenhuma região do Ceará há acréscimo do número de casos nem de óbitos, mesmo com o aumento da testagem, com cerca de 13 mil exames por dia”, pontuou o gestor.

Segundo Cabeto, a metodologia utilizada pelo consórcio não reflete o cenário atual, uma vez que considera o número de óbitos pelo dia do resultado do exame, e não pela ocorrência.

Fonte: Diário do Nordeste.